Reinaldo Guerreiro

Professor de Trombone

Biografia

Nasceu em 1970 e iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na Sociedade Filarmónica Operária Amorense sob a orientação do Prof. Manuel Barros Seabra, tendo estudado mais tarde com o Maestro António Gonçalves. Aos dezoito anos ingressou na Banda do Exército onde permaneceu 21 anos
como primeiro trombone e professor dos cursos de música. Após ter estudado com os professores Emidio Coutinho e Hermenegildo Campos, concluiu em 1996 o 8º grau de Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional.

Licenciado, pela Academia Superior de Orquestra, no Curso Superior de Instrumentista de Orquestra, na classe do Professor Stéphane Guiheux; Licenciado em Direcção de Orquestra na classe do Maestro Jean-Marc Burfin; Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e Doutorando em Artes Musicais pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Durante o período entre 2000 e 2004 foi primeiro trombone da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual manteve assídua colaboração durante 20 anos, apresentando-se frequentemente em recitais a solo e música de câmara nas mais variadas salas de Lisboa.

Desde o ano de 2000 desempenha as funções de Professor da classe de trombone (incluindo repertório e excertos de orquestra; música de câmara e naipe de sopros da Orquestra Académica) da Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Profissional Metropolitana, tendo sido director artístico da Orquestra Clássica Metropolitana e da Orquestra de Sopros Metropolitana até 2022.

A partir do ano letivo 2025/26 acumula atividade de docente no Conservatório de Artes Performativas de Almada.

Em 2007 participou, em colaboração com a RTP 2, na série intitulada “Sons da Música”, nomeadamente no episódio dedicado ao trombone. Enquanto membro dos Brass Factory, gravou este ano um CD de tributo a Frank Zappa.

Na sua actividade de maestro, tem dirigido a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, o Brass Ensemble da Metropolitana, a Orquestra de sopros Metropolitana, a Orquestra Clássica Metropolitana, a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra do Algarve e a Orquestra de Almada (Diretor Artístico).

Em 2008 foi agraciado pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.

Apoios

Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música.
2025 © CAPA