Orquestra

A Orquestra d’Almada é uma iniciativa do Conservatório de Artes Performativas de Almada. A orquestra tem uma formação base de trinta e três músicos e todos os professores do conservatório estão incluídos neste projeto.

Esta orquestra propõe uma nova abordagem cultural junto dos mais jovens, através da realização de um ciclo de concertos por temporada. Desta forma, pretende-se que o público tome consciência do que é uma orquestra ou do papel do músico na orquestra, através da formação, colaboração ou integração dos nossos alunos nos ensaios e nos concertos.

O público terá a oportunidade de assistir a concertos comentados onde serão abordados temas como a importância do maestro e a importância de cada naipe. Conhecer os instrumentos, experienciando ao vivo cada um deles, entendendo como funcionam isoladamente e depois em conjunto. Serão também abordadas outras temáticas como as diferentes épocas da história da música e os principais compositores que as representam.

Outro dos grandes objetivos deste projeto é dar a conhecer o trabalho de compositores portugueses, através da interpretação ou encomenda de obras.

A orquestra profissional agregada ao conservatório, onde os professores e os alunos possam estar interligados, permite proporcionar a todos momentos únicos de partilha através da música.