José Nelson Cordeniz

Professor de História da Cultura e das Artes

Biografia

Natural de Angra do Heroísmo, iniciou a sua actividade musical no meio filarmónico local. Ingressou no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo tendo concluído o curso de saxofone em 2003. No mesmo ano ingressou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde tem vindo a realizar estudos académicos na área da musicologia.

Além da actividade musical, tem desenvolvido estudos sobre práticas e instrumentos musicais, com realização de comunicações e publicações, tendo sido bolseiro de investigação nos projectos “Levantamento de Órgãos de Tubos Históricos em Portugal” (POCTI/EAT/40045/2001), no CEMP (NOVA FCSH) e em “Os carrilhões de Mafra: Desenvolvimento de métodos avançados de acústica musical para a afinação e restauro” (PTDC/EAT-MMU/104255/2008), no INET-md (NOVA FCSH).

Iniciou a actividade de docência em 2007, leccionando as disciplinas de História da Música; Acústica Musical; Organologia; História e Cultura das Artes e Formação Musical.

Tem actividade regular de editor gráfico de partituras, sublinhando, por exemplo, os trabalhos mais recentes realizados no âmbito dos projectos “The Anatomy of Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music: An Overall Analysis, Philology and Critical Editing of Surviving Repertories” (PTDC/CPC-MMU/0314/2014) e “Texts and voices lost and found. Recovering, reconstituting, and recreating musical fragments (c.1100-c.1600)” (PTDC/ART-PER/0902/2020), ambos do CESEM/NOVA FCSH.

Apoios

Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música.
2023 © CAPA