Hugo Figueiredo
Professor de Clarinete
Biografia
Inicia os seus estudos musicais aos oito anos no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar, terminando o 8º Grau na classe do professor Bruno Graça. Nesta escola estudou também com o professor Filipe Dias.
Em 2004 é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Francisco Ribeiro, onde termina a licenciatura em clarinete. Nesta instituição trabalhou também com os professores Fernando Fontes, Olga Prats e Nuno Inácio na disciplina de Música de Câmara.
Em 2019 termina a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta.
Participou em diversos Masterclasses sob a orientação dos professores António Saiote, Etienne Lamaison, Luís Gomes, Nuno Silva, Paulo Gaspar entre outros.
Como instrumentista convidado apresentou-se com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Ensemble Darcos, Camerata Amicis, Sinfonieta de Ponta Delgada entre outras.
No concurso Prémio Jovens Músicos obteve em 2000 o 3º prémio exe quo no nível médio, e em 2009 o 2º prémio exe quo no nível superior.
Foi Professor no Conservatório de Música da Canto Firme em Tomar no ano letivo 2006/2007 e também no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar de 2008 a 2010. Lecionou também de 2009 a 2016 no Conservatório de Música Jaime Chavinha- CAORG.
Foi professor de 2017 a 2020 na Escola Profissional Metropolitana- EPM.
Desde 2008 é membro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
Atualmente é professor de clarinete no Conservatório de Artes Performativas de Almada e membro da Orquestra d’Almada.