António Campos

Professor de Oboé e Orquestra

Biografia

António Carlos dos Santos Campos nasceu no Barreiro em 1986. Aos 8 anos de idade iniciou os seus estudos musicais no centro de formação de instrumentistas da banda municipal do Barreiro, na classe de clarinete. Com 12 anos de idade ingressou na Escola Profissional de Música e Artes de Almada (E.P.M.A.A.) no curso básico de instrumento na classe de clarinete do professor Rui Martins, tendo mudado para a classe de oboé do professor Nelson Alves no ano seguinte. Concluiu o curso básico de instrumento em 2000 na classe de oboé da professora Elizabeth Kicks. No ano 2001 ingressou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (E.P.A.B.I.) na classe de oboé do Professor Francisco Luís Vieira, tendo concluído o curso em 2004.

Frequentou em vários cursos de aperfeiçoamento: Caldas da Rainha sob a orientação do professor Jean-Michel Garetti; Vila do Conde com o professor Ricardo Lopes; Aveiro com a professora Linda Carina; Lisboa no Conservatório Nacional com os professores Omar Zoboli e Washington Barella; na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Christian Wetzel; Taveiro com o professor Pedro Ribeiro e na Academia Nacional Superior de Orquestra com o professor Paul Kaiser.

Participou na Orquestra Aproarte, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra Filarmonia da Beiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Gulbenkian, Orquestra dos Solistas de Lisboa em ‘Os Clássicos do Cinema’, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Participou no projecto ‘Descobrir a Música na Gulbenkian’ em ‘A Menina do Mar’.

Tocou a solo “Variações para oboé e orquestra de sopros” de Rimsky-Korsakov, sendo acompanhado pela Orquestra de Sopros da E.P.A.B.I., “Sinfonia Concertante” de Mozart com a Orquestra Sinfónica Juvenil, “Gabriel ́s oboé” de Ennio Morricone com o grupo de percussão Permallets, “Queen of Sheba” de G.Handel com o Ensemble Palhetas Duplas e “Queen of Sheba” de G.Handel com a Orquestra Ginásio Ópera.

Tem a Licenciatura em música da Escola Superior de Música de Lisboa (E.S.M.L.) com o professor Andrew Swinnerton.

Foi coordenador de naipe da OP-companhia Portuguesa de Ópera “L ́Orchestra”.

É membro fundador do Ensemble de Palhetas Duplas. Atualmente leciona oboé e classes de conjunto no Conservatório de Artes Performativas de Almada. É membro da Orquestra d’Almada.

Apoios

Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música.
2024 © CAPA