Abel Beja

Professor de Guitarra

Biografia

Abel Coito Beja, natural de Queens, Nova Iorque (E.U.A.), é licenciado em música (vertente guitarra clássica) pela Aaron Copland School of Music, Queens College e completou o mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Almada.

Iniciou a sua formação na guitarra em 1986, tendo aulas particulares com os professores Peter Greenberg (Alumnus do Musicians Institute, Los Angeles) e Ron Zabrocki (Alumnus da Berklee School of Music, Boston). Posteriormente, aprofundou os seus estudos na guitarra clássica sob a orientação dos professores Stanley Solow e Bill Zito (Nassau Community College, Nova Iorque), William Matthews (Queens College, Nova Iorque) e, em Portugal, com o Prof. José Mesquita Lopes (Instituto Piaget de Almada).

Participou em diversas masterclasses de guitarra sob a orientação de guitarristas como Manuel Barrueco, Roland Dyens, Pedro Rodrigues, Dejan Ivanovic e Thibault Garcia. Integrou o Estágio de Orquestra de Guitarras com o maestro Roland Dyens no Conservatório de Música de Fátima e o II Estágio Internacional de Cordas Dedilhadas de Braga, sobre a direção do incontornável guitarrista, compositor e maestro Leo Brouwer.

Lecionou guitarra no Brooklyn Conservatory of Music e no Music Emporium (Nova Iorque) entre 1996 e 2000, ano em que se estabeleceu em Portugal ao integrar os Primitive Reason, banda com quem já editou quatro álbuns e dois EPs e fez digressões pelos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Portugal. Paralelamente, tem vindo a desenvolver a sua carreira musical como instrumentista e vocalista em diversos projetos musicais, seja em palco ou em estúdio. Desde 2014, é compositor/músico residente da editora Lusitanian Publishing e, em 2017, juntou-se ao coletivo multinacional Lusitanian Ghosts, banda com quem tem gravado dois álbuns e realizado concertos um pouco por toda a Europa.

Desde 2009, tem desenvolvido a sua atividade pedagógica lecionando guitarra clássica na Academia de Música de Óbidos onde também tem dirigido ensembles/orquestras de guitarras, tendo participado no Festival Beira Rio/Encontro Nacional de Orquestras de Guitarras. Em 2021, integrou o corpo docente do Conservatório de Artes Performativas de Almada.

Apoios

Escola de Ensino Artístico Especializado da Música com financiamento do Ministério da Educação para leccionar Cursos Oficiais de Música.
2024 © CAPA