Marta Cepêda
Professora de Formação Musical e Coro
Biografia
Natural de Mirandela, inicia os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Artes de Mirandela, na classe de violino do Professor Roberto Valdés. Neste percurso, participou em Masterclasses de Violino com os Profs. Max Rabinovitsj, Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro, Gustavo Delgado, Frank Preuss, José Francisco del Castillo e Augusto Trindade. Em Orquestra trabalhou com os maestros Paco Suaréz, Artur Pinho, Alberto Roque, António Saiote, Pedro Neves, Christopher Bochmann, Martin André. Participou no 7º, 8º e 9º Estágios da Orquestra APROARTE, sob direcção do maestro Ernst Schelle e com os solistas Soyoung Yoon, Boris Belkin e Alexandre da Costa.
Em 2008 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na Licenciatura de Composição. Em várias disciplinas teóricas e teórico-práticas pertencentes ao curso, teve a oportunidade de trabalhar sob a orientação de professores como: Luís Tinoco, Carlos Caires, Carlos Marecos, Carlos Fernandes, João Madureira e Roberto Pérez.
Em 2009 transita para a Licenciatura em Direcção Coral e Formação Musical.
Em diversas disciplinas do curso, estudou com os professores Cristina Brito de Cruz, Francisco Cardoso, Sandra Barroso, Carlos Garcia e Clara Alcobia Coelho. Em Direção Coral estudou com os professores Paulo Lourenço e Vasco Pearce de Azevedo.
Fez programas na Orquestra Sinfónica da ESML, sob a direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo e em Coro, sob a direção do maestro Paulo Lourenço.
Participou no coro do Estúdio de Ópera da Escola Superior de Música de Lisboa, com a ópera “Páris e Helena” de Christoph Gluck, projeto idealizado por Nicholas Mcnair, encenado por Clara Andermatt, com luzes e cenário de Rui Horta.
Frequentou um estágio, no Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodály em Kecskemét- Hungria, sobre o método Húngaro do ensino da música.
Em 2015 conclui o Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
No que concerne à experiência profissional, leccionou no Conservatório Regional de Évora – Eborae Música, no Conservatório de Música D. Dinis e na Orquestra Geração.
Actualmente lecciona no Conservatório de Artes Performativas de Almada e no Conservatório Regional de Setúbal desde 2012.